04/06/2014

Sinais de esperança na formação de animadores e coordenadores!


Para iniciar este relato, faço uso das palavras do querido Irmão Carlos Eurípedes Honório Filho, Marista: “Foi realizado, nos dias 31 de maio e 01 de junho, a 1ª Escola de Animadores e Coordenadores da Pastoral da Juventude. Este encontro e outros que ainda acontecerão durante o ano estão em sintonia com a 11ª Assembleia Arquidiocesana da PJ, realizada no ano passado e ainda com o ano da Juventude, em nossa Arquidiocese. O encontro aconteceu no Instituto Marcelino Champagnat. Estiveram presente cerca de 40 jovens que ajudam em diversas comunidades de Passo Fundo e região. O tema do encontro foi sobre a Identidade Juvenil e também da PJ, ligada com a musicalidade e as suas diversas formas de se trabalhar. Dois jovens, deram sua contribuição neste trabalho: o Lucinei de Chapecó e o Ricieri, que atualmente mora em Erechim e é Liberado da Diocese. Dentro do encontro aconteceram muitas partilhas e dinâmicas, afim de que cada jovem pudesse levar estas experiências aos seus grupos de base. Aqui estendemos o convite para que não deixemos de participar destes espaços formativos e de convivências que nos ajudam na busca de uma Igreja JOVEM. Que São Marcelino Champagnat, apóstolo da juventude, nos ilumine nesta caminhada tão significativa na construção do reino de Deus.”

O objetivo desta Escola, que acontecerá em duas etapas, é proporcionar a formação e capacitação dos jovens animadores e coordenadores da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo, visando a sua atuação junto aos grupos de base. Para isso os jovens Lucinei Rodrigo Bohn, da PJ de Chapecó, e o Ricieri Benedetti, da PJ de Erexim, se prepararam e trouxeram novidades para a animação e elementos críticos para a percepção da Identidade da PJ. Tendo convivido conosco no último final de semana, Lucinei se manifestou dizendo ter se sentido entre: “amigos e amigas jovens, comprometidos com a proposta do Reino, em construir de forma fraterna e solidária uma igreja jovem e para o/a jovem, fortemente alicerçados na Civilização do Amor.”

O jovem Daniel Pagotto, do grupo DDD – Doidinhos de Deus de Santo Antônio do Palma, se comprometeu ainda mais: “No 1º encontro de animadores e coordenadores, pude perceber qual é a minha verdadeira identidade, através da musica, da dança, do aconchego de cada um e cada uma, e principalmente pela paz interior que eu sentia em estar presente neste momento. É através destes que terei mais forças e empenho perante meu grupo para que os integrantes do mesmo possam se sentir como eu me senti neste encontro. PJ eu acredito na civilização do amor.”

Já para Luiz Henrique Kooper, do grupo JUC – Jovens Unidos em Cristo de Carazinho: "O encontro foi bom pois nos convidou a perceber o todo e não partes da identidade da PJ. Para mim não existe identidade definida, mas sim características e sonhos que se congregam e nos conduzem a viver em grupo."

“A 1ª Escola de Animadores e Coordenadores da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo aconteceu somente há alguns dias, mas posso afirmar que é uma marca das mais fortes dentre todos os momentos que vivi na PJ, com a PJ ou através da PJ. Repasso em memória, ansioso por revirar a ordem do tempo, os sentimentos de cada momento, a alegria que é despertada pela lembrança do rosto de cada uma das pessoas queridas que partilharam desses dias de formação, e sinto mais uma vez que experiências como essa não têm paralelo. Há coisas na vida que podem somente ser vividas, das quais falar sobre seria mera tentativa de reproduzir o irreproduzível. É preciso senti-las. E é isso que resume esse encontro. Sentir-se, sentir o outro, sentir o anseio de transformar tudo o que se viveu em novos caminhos para os grupos de base e para a própria PJ. Essa foi a força maior que esse encontro teve sobre mim, e pela sintonia entre todos os pejoteiros que lá estavam, arrisco a dizer que em todos eles também. Disso vem a certeza da nossa força de grupo, do desejo de sermos sal e luz, de sermos sinal de mudança através do amor e do serviço. Exalamos utopia, mas sentimos muito bem a textura e o cheiro da terra que vai sob nossos pés. Fizemos memória e assumimos compromisso com nossas lutas, principalmente com a maior delas: a luta pela vida da juventude. Salve Pastoral da Juventude, família de famílias, comunidade de comunidades.” Isto é o que nos revela Luís Fernando Portella, jovem atuante no grupo Jusca – Jovens Unidos Seguindo a Cristo de Marau.

Acredito que o Grupo de Acompanhantes e os Animadores que coordenaram a realização desta Escola, bem como a nossa estimada liberada Mariane Kaufmann, se sentem satisfeitos pela etapa que proporcionou o crescimento e o fortalecimento de jovens comprometidos com os seus grupos de base. Agora aos jovens participantes se tem a missão de atuar nos grupos, e aos coordenadores deste processo formativo preparar com carinho a próxima etapa. Vamos juntos construir o Reino!!!


Fabiane Cristina Feltes
Pelo Grupo de Acompanhantes

0 comentários: