24/05/2012

Jovem da PJ de Passo Fundo participa da1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social.

Jovem da PJ de Passo Fundo participa da1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social.
Ai daqueles que fazem decretos iníquos e daqueles que escrevem apressadamente sentenças de opressão,para negar a justiça ao fraco e fraudar o direito dos pobres do meu povo, para fazer das viúvas a sua presa e despojar os órfãos. O que farão vocês no dia do castigo, quando chegar a tempestade que vem de longe?”. Isaías 10:1-4


 
O povo brasileiro ao longo de toda sua história sofre com uma cultura corruptiva, da colonização portuguesa até a atualidade. Pode se dizer que o grande problema da política brasileira, dentre tantos, seja a corrupção. Vivemos em um sistema democrático – mais representativo que direto, porém ainda democrático – onde a população tem um desconhecido poder de controle, e também por ele uma grande acessibilidade para conferir os gastos da máquina pública. A 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social surge com esse intuito, de fomentar na sociedade civil essa cultura de controle e participação, incentivar e criar medidas quais todos os cidadãos brasileiros possam usufruir. A Consocial foi formada por todo um processo, convocada ainda pelo ex-presidente Lula, emdezembro de 2010,sendo sua organização iniciada em julho de 2011; no mês de fevereiro de 2012 ocorreram as etapas municipais, em março as estaduais e, durante os dias 18, 19 e 20 de maio, a nacional, em Brasília. Nela a sociedade civil, membros de conselhos públicos e o poder público desenvolveram propostas dividas em quatro eixos: “1 – Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; 2 – Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; 3 – A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; 4 – Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção”. Em cada etapa escolhiam-se um determinado número de propostas para que fossem discutidas nas etapas de maior âmbito.


 
Como juventude protagonista de sua própria história, a Pastoral da Juventude esteve presente em todas as etapas, mesmo que por um lado isso nos orgulhe, por outro também decepciona: tanto na etapa municipal de Passo Fundo, com mais de 160 participantes, quanto na Estadual em Porto Alegre, nesta com 718 participantes, somente a PJ da Arquidiocese de Passo Fundo representava uma organização jovem, com a presença de Jean Carlos Demboski, Davi Rodrigues da Silva e a minha, Wagner Azevedo, foi uma representação de 0,41%! Mas não se culpa os jovens gaúchos, a divulgação da imprensa fora insignificativa e também a organização das Conferências estadual e nacional foram ineficientes. Tomemos como exemplo o estado do Roraima, todas as Conferências foram feitas em escolas, desse modo mobilizando os estudantes a lutarem pelos seus direitos, não se omitindo, exercendo a cidadania e combatendo o grande mal que desmotiva a iniciação política.Em tempos de eleição, faz-se necessária uma grande campanha publicitária para os adolescentes de 16 e 17 anos aproveitarem seu direito de voto. Parece que a política assusta, e de fato assusta, mas “de quem é o grito que nos faz tremer?”. A juventude deveria ter medo da politicagem, ou essa politicagem é que deveria temer uma juventude instruída, sonhadora, aguerrida e defensora de seus direitos? 

Na Conferência Nacional, a juventude fez-se mais presente, mesmo que a proporção tenha sido baixa. Estavam membros de conselhos municipais, pastorais e movimentos da Igreja, partidos e ONG’s. Registro a grande presença de membros e ex-membros da Pastoral da Juventude que reconheciam, elogiavam e, até mesmo, exaltavam bandeira da Arquidiocese de Passo Fundo presente na capital federal. Esse reconhecimento orgulha pelo motivo de ver a PJ presente e firme nas questões sociais da nação, intrinsicamente utilizando de sua formação integral, em prol do Reino de Deus, e pelo fato da importância histórica de nossas lutas. Assim, foram defendidas propostas que incentivam a inserção da juventude nas políticas públicas, promoção de investimentos e capacitação na área da educação, tanto de base, quanto ensino superior e mecanismos de controle social com acessibilidade a todos.

A 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social teve seus momentos de turbulência e de desorganização, porém isso tudo devido à grande vontade de mudança que a sociedade brasileira tem. Batalhando para que essa cultura da corrupção não seja uma“infinita highway”, a corrupção não há de seguir em velocidade alta e para sempre. Nessa obstrução da “highway” está o nosso papel de jovem, sofremos com o presente, mas podemos não apenas mudá-lo, como também projetar nosso futuro. Trilhemos o nossos caminhosno seguimento do Projeto de Jesus Cristo, lutando contra as injustiças e as opressões. Com força nesse seguimento, não nos cabe aceitar a situação atual, deixemos ao Pai-Nosso que perdoe, mas unidos a ele, procuremos destruir os reinos em que a corrupção é a lei mais forte!


“Até quando vocês julgarão injustamente, sustentando a causa dos injustos? Protejam o fraco e o órfão, façam justiça ao pobre e ao necessitado, libertem o fraco e o indigente, e os livrem da mão dos injustos!”. Salmos 82:2-5

0 comentários: